• RSS

sábado, 18 de agosto de 2012

Iniciar. Desligar. Fim.

Criamos mundos perfeitos. É ótimo ter essa capacidade. Nem que seja somente na nossa imaginação, eles existem. Até que uma alma caridosa criou a internet e, enfim, estamos todos aqui reunidos; reinventando, de uma forma um pouquinho mais palpável, nossas maravilhas.

Reunimos, nas mais diversas plataformas, nossas conquistas, sonhos e futuras - e concretas - realizações. Como também coisas que nunca teremos, que nunca seremos, que nunca criamos e que nunca tínhamos pensado anteriormente. No lindo mundo do imaginário humano apoiado pela nossa querida internet, personalidades são criadas e sustentadas por máscaras de perfeição.

Não que isso seja sinônimo de falsidade, longe disso! Quem não quer viver em um mundo onde se pode manipular, coordenar, mexer em todas as peças em benefício próprio sem que altere a vida de outros propriamente? Cada universo criado é alterado a gosto de freguês e é compartilhado onde e quando este julgar mais adequado.

A grande sacada é descobrir se, quando o off é apertado e o on da Real Life é acionado, estes mesmos criativos, instruídos e opinativos se mantém da mesma maneira, ou se essa máscara da realidade imaginada cai, tornando-se comuns seres que estudam, que trabalham e que, por vezes, não tem nem uma vida social decente a ser mostrada.

No conforto da cadeira do computador, tudo. Fora dela, a personalidade forte e a auto-estima se  dissipam em um clique. Aqueles grandes amigos desaparecem quando a luz se apaga. Longas conversas na madrugada se transformam-se em "ois" tímidos frutos de acasos.

O preocupante é quando uma vida inteira depende de luz, tela, bateria. Se resume a compartilhamentos, até interessantes, mas que não se tem arquivados no cérebro para serem usados em lugares reais com pessoas reais. Uma vida solitária rodeada de seguidores. Uma vida concreta cercada de ninguém.

1 Comentário:

Phillipe disse...

Adorei o texto, realmente faz a gente pensar sobre esse bando de gente que vive uma ilusão virtual. "Ei, existe vida aqui fora"! :)