• RSS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Valorização desfavorável

Dia desses estava lendo um site que eu simplesmente amo por me dar inspiração, base, tirar minhas dúvidas e ainda iluminar minhas ideias. O Fotografe uma Ideia!, FUI! para os íntimos, trata de todo o universo do fotógrafo, mostra de maneira simples como dar os primeiros passos, truques, acessórios, como também dicas do que levar para uma sessão - além do equipamento, lógico - edição e tratamento de imagem. Mas foi um post em específico que despertou minha vontade de escrever. Este!

O título é "10 maneiras de irritar um fotógrafo" e, de todos os itens citados no texto, creio que dez acontecem comigo. Sim, vocês fizeram a conta certa. E isso é muito triste e desgastante pois, de acordo com  minha apuração, não é só a desvalorização do trabalho do fotógrafo que é evidente, mas a descrença de que foi a profissão escolhida por mim e que sim, é trabalhosa - mesmo com a grande maioria desacreditando -, e muito, mas muito prazerosa.

Caso tenha escolhido uma profissão que te coloque atrás de uma mesa de escritório e que te impossibilite de ver a luz do dia, não me julgue por preferir não viver assim. Melhor rever o que está acontecendo de errado com sua vida. Se não tem amor pelo que faz, não me critique por amar minha escolha. Como já disse em posts anteriores, prefiro fazer meu horário e ver a luz que me agrada, se a do dia, ou a que a lua reflete do sol.

Outra coisa que constatei nesses dois anos que tenho estudado, trabalhado, me dedicado e investido -financeiramente, mentalmente e fisicamente - é que, pelo fato de eu ter um trabalho fixo de segunda à sexta-feira, de 9h da manhã às 18h, encaram a fotografia, para mim, como um hobby e não como uma renda extra que me dá prazer em fazer. Só não podemos esquecer que, por causa dos itens citados acima, infelizmente ainda não posso me dar ao luxo de me jogar de cabeça nesse universo. E, aproveitando minha formação em jornalismo, posso atuar em uma área onde garanto aquilo que todos precisamos, o dinheiro.

Falando em dinheiro, por favor, trocar trabalho por visibilidade? Visibilidade não paga as contas. Depois de um tempo fazendo coisas na amizade, no amor e na necessidade de treinamento e exposição, você percebe que essa fase passa, que realmente está pronto para encarar o mercado. Alguns acham que quando você começa a cobrar por aquilo é ganancioso. Ganância? Sério? Todos nesse mundo, fazendo o que curtem ou não, recebem um salário por isso. Juro que é verdade!

Uma coisa é participar de um evento, um projeto ou um ensaio onde todos estão colaborando com o que tem. Uns a ideia, outros a mão de obra e outros o equipamento. Sim, isso, em alguns casos, vale a pena. Participar de uma experiência em conjunto onde todos irão colaborar, pode ser válido até mesmo para quem já trabalha há anos. São conhecimentos diferentes em diversas áreas que podem agregar-se entre si. Injusto é quando, enquanto um ganha através do seu trabalho e você continua recebendo somente a tal visibilidade.

Me sinto naquela fase de que já não sou amadora, por ter experiência e já ter feito alguns trabalhos, mas não cheguei ao nível profissional que eu almejo. Acredito que o melhor profissional seja aquele que sempre se atualiza, busca novas técnicas e mesmo sem a câmera, captura com os olhos. Mesmo quando souber todas as coisas do mundo, não pretendo ficar estática e me tornar mais uma apertadora de botão, já temos muitos no mercado.


- Voltando ao post do FUI!, gostaria de acrescentar mais um item: "Grazi, você vai levar sua câmera?" Gente, sério, câmera não é cachorro, não a levo para passear. :)

1 Comentário:

Phillipe disse...

Amei esse texto. Estou vendo cada vez mais qualidade e profundidade no que você escreve! ♥